2018 Post-Graduation in Project Management
Porto Business School | University of Porto | Portugal
Final Project: “Estratégia e boas práticas na gestão de projetos de I&D+I no Instituto Politécnico de Viana do Castelo”
Abstract: Definição de uma metodologia de gestão de projetos de I&D+I para o IPVC centrada na análise do ciclo de vida de um projeto 
típico de I&D+I na instituição e na caracterização de todas as fases que o compõe. Por fim foram elaboradas recomendações para a definição das atividades bem como para avaliação de progresso.


2014 Ph.D. in Electrical Engineering 
University of Aveiro | Portugal
Thesis Title: “In search of reliable centimeter-level indoor positioning: a smartphone-based approach”
Abstract: This work focus on the design and implementation of a reliable centimeter-level indoor positioning system fully compatible with a conventional smartphone to perform acoustic ranging in the audio band using non-invasive audio signals. The system works in a distributed operation mode, i.e. each smartphone is able to obtain its own position using only acoustic signals. To support the positioning system, a Wireless Sensor Network (WSN) of synchronized acoustic beacons was designed. To keep the infrastructure in sync we have developed an Automatic Time Synchronization and Syntonization (ATSS) protocol with a standard deviation of the sync offset error below 1.25μs. Using an improved Time Difference of Arrival (TDoA) estimation approach and by performing Non-Line-of-Sight (NLoS) mitigation, we were able to obtain very stable and accurate position estimates with an absolute mean error of less than 10 cm in 95% of the cases and a mean standard deviation of 2.2 cm for a position refresh period of 350 ms.
Link to Repository: https://ria.ua.pt/handle/10773/14100


2009 M.Sc. in Biomedical Engineering (2 yrs degree)
University of Aveiro | Portugal
Thesis Title: “Localização de obstáculos para invisuais utilizando ultra-sons e técnicas de espacialização auditiva”
Abstract: Concepção e desenvolvimento de um Sistema Electrónico de Apoio à Mobilidade de invisuais baseado no processador digital de sinal TMS320F2812 da Texas Instruments. O sistema proposto tira partido da utilização de ultra-sons para a detecção e localização de obstáculos e de substituição sensorial no plano visão-audição. Foram abordadas duas soluções. A primeira partiu da implementação de um localizador de obstáculos que recorre a espacialização de um som monofónico com o objectivo de virtualizar a presença do obstáculo através de sinais sonoros. A segunda solução partiu da utilização de um sistema binaural, para captção dos ecos recebidos, seguido da transformação dos ecos para a gama do audível. Em ambos os casos utilizador usa o seu sistema auditivo para fazer a localização.
Link to Repository: https://ria.ua.pt/handle/10773/3873


2004 Degree in Electronics and Telecommunications Engineering (5 yrs degree)
University of Aveiro | Portugal
Final Project: “Intercomunicador digital de imagem e som sem fios”
Abstract: Concepção e desenvolvimento de um intercomunicador de som e imagem sem fios, portátil e de baixo custo. Como terminal de recepção de imagem adaptou-se um Gameboy™ da Nintendo, dado o seu baixo custo e portabilidade. No desenho do bloco emissor de aquisição de imagem utilizou-se um sensor de imagem em tecnologia CMOS (M64282FP) de baixo custo fabricado pela Mitsubishi. A integração de ambos os sistemas, emissor e receptor, foi implementada com recurso a um microcontrolador PIC1F4580 da Microchip.
Link to Final Report: https://tinyurl.com/yav6eyxt